sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Escassez de chuva deixa Rio Uruará com menor volume de água já registrado

Da Regional FM de Uruará
Rio Uruará
A região do município de Uruará vem sofrendo há vários meses com a falta de chuvas, a situação de seca já preocupa a população.
Um dos rios mais influente no município o Conhecido Rio Uruará, que dá o nome ao município, está com seu nível de água muito baixo, o menor já registrado ao longo dos anos. Segundo moradores residentes nas margens do Rio, ainda não haviam visto o Rio Uruará com tão pouca água. Pedras que ficavam constantemente submersas estão a seco e a pouca água do rio corre num estreito leito.
 Rio Iriri
A seca também atinge outro importante rio da região, o Rio Iriri, que está com o nível de água bem abaixo do normal para esta época do ano.
Outra grande preocupação no município está também na zona rural aonde agricultores e pecuaristas já enfrentam problemas com rebanho bovino devido os reservatórios de água já terem secado. Com a pastagem seca e a água escassa muitos estão sendo obrigado a soltar o rebanho nas estradas vicinais para que os animais sobrevivam.
Os poucos Rios e reservatórios de água que ainda resistem nem parecem os mesmos rios e poços de água abundantes comuns nesse mesmo período em anos anteriores.
A situação é alarmante. Além da falta de água até mesmo para consumo próprio, a agricultura está sofrendo com a falta de chuvas, muitos cacaueiros estão morrendo e os prejuízos já disparam. E o município agrícola, como é Uruará, padece na seca sem que tenha despontado uma saída para o problema restando apenas esperar que a chuva chegue logo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário