sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Famosa ladeira da Velha na Transamazônica finalmente foi rebaixada e asfaltada

Famosa ladeira da Velha na Transamazônica finalmente foi rebaixada e asfaltada
Por Joabe Reis
Fonte: Assessora de Imprensa Gestão Ambiental rodovia Transamazônica BR-230/PA Foto:Glícia Favacho
Atoleiros, lamas, poeiras e buracos, que tornavam a Ladeira da Velha, localizada na Transamazônica (BR-230) em um verdadeiro pesadelo, principalmente no período de chuvas, agora fazem parte apenas das lembranças de motoristas e moradores que transitam na Transamazônica, isto após 45 anos de sofrimento, finalmente o problema foi extinto. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) que acompanhou por meio da Gestão Ambiental da BR-230/422/PA, todos os serviços realizados, observaram as questões socioambientais, como o atendimento das demais condicionantes ambientais da licença de instalação emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), sempre procurando amenizar ao máximo os impactos.
Por vários anos a ladeira da velha trouxe transtornos aos usuários da rodovia por tratar-se de uma ladeira com acentuadas inclinações e que faz parte de uma sequencia, pois existem outras ladeiras igualmente perigosas conhecidas como ladeira da velhinha e ladeira do cantineiro que juntos formavam um dos maiores desafios no Empreendimento Rodoviário da BR-230/422/PA – O Complexo da Velha, que por muitos anos dificultou a passagem de veículos principalmente no período chuvoso, conhecido como inverno amazônico, e que nos últimos anos provocou vários acidentes.
As obras no trecho Pacajá/Anapu começaram em fevereiro deste ano, com serviços de terraplanagem, levantamentos topográficos, perfurações para etapas de detonações, entre outros. A ladeira original foi rebaixada em cerca de 30 metros e se estende por 4,04 km até a ladeira do Cantineiro, e já se encontram concluídos também 1,92 km de via pavimentada e sinalizada até a ladeira Djó, a sinalização horizontal já está concluída, devendo a sinalização vertical ficar pronta até dezembro.
O complexo terá a implantação de defensas metálicas para a proteção dos usuários, e também para melhor visibilidade, serão implantados em todo o trecho, tachas refletivas. 

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