quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Joabe Reis: 10 anos de Rádio e uma década de história

Por Joabe Reis
Joabe Reis nos dias atuais no estúdio da Regional FM 91.3
A comunicação desperta paixões diariamente mundo afora. São milhares de pessoas que desejam ou sonham em fazer parte do mágico mundo do Rádio, que transforma uma voz em incontáveis fantasias.
No dia 3 de agosto do ano de 2005 Joabe Reis estreava como locutor numa rádio pirata de nome Vitória FM que funcionava num prédio pequeno no quintal da residência do proprietário, ali deu-se o início da trajetória ainda em curso do radialista uruaraense, desde então já são 10 anos no mundo mágico do Rádio, uma década de muitas lutas e história de conquista. Já se foram 10 anos participando da vida dos ouvintes, seja fazendo companhia pelas ondas sonoras ou compartilhando conhecimento.
Joabe Reis entrevistando Engenheiro Agrônomo Gilsinho Brandão
Depois de trabalhar alguns meses a noite nos finais de semana, foi demitido e então passou a trabalhar em outra rádio pirata chamada Canal 1 FM onde trabalhou por 1 ano, de onde saiu para ir trabalhar em outra rádio também pirata a Mega FM onde por pouco mais de 1 ano, a rádio foi fechada e então foi trabalhar novamente na rádio Canal 1 FM onde permaneceu até o ano de 2009.
Foram pouco mais de 3 anos trabalhando em rádios piratas, mas para mim foi de grande valia pelo aprendizado que consegui nessas rádios. Lembro do meu primeiro dia diante de um microfone, eu soava mesmo estúdio estando gelado, a voz embargou e quase que eu não conseguia dizer uma palavra, mas após mais de meia hora tentando eu conseguir dizer boa noite aos ouvintes (rsrsrs). Foram tempos difíceis, pois a remuneração quase não existia ou era um baixo valor, mas eu estava deslumbrado com tudo aqui, sendo que eu havia passado um simples ouvinte a ser ouvido como locutor, aquilo me fascinava”, conto a você.
Joabe Reis entrevistando o cantor Alex Gonzaga da Novo Som em jul/2013
No segundo semestre do ano de 2009 o município de Uruará foi contemplado com a licença de atuação de uma Rádio Comercial legalizada pelo governo, Regional 91.3 FM, e no mês de setembro daquele ano Joabe Reis foi convidado a integrar o quadro de locutores da emissora, convite este feito pessoalmente pelo diretor geral da rádio, Adão Carlos Oliveira. “Aquele eu considero como um dos dias mais marcantes da minha vida porque eu não esperava receber tal convite, por isto eu serei sempre grato ao Adão Carlos por ter se lembrado de mim. Na Regional FM passei a trabalhar num ambiente mais prazeroso, com equipamentos de primeira linha e eu consegui alcançar muito mais ouvintes com a minha voz. Em dezembro de 2010 passei de locutor de programação normal a apresentador do jornal da emissora, o que pra mim foi uma mudança inesperada que me deixou muito honrado pela confiança depositada na minha pessoa, pelos Diretores Everaldo Santana (DJ Sam) e Adão Carlos, desde então estou a frente do departamento de jornalismo da emissora. E a partir de 2013 mais 2 rádios integraram ao sistema Regional de Comunicação nas quais também o jornal é transmitido em tempo real, consequentemente os aumentaram consideravelmente ultrapassando os 500 mil”, são meus relatos em breve resumo da minha história no rádio uruaraense.
Como muitos apaixonados pela comunicação Joabe Reis também sonhava em fazer parte deste mundo mágico. Mas os 10 anos mostram ao radialista que como profissional do rádio a paixão não deve ser o fator principal para a continuidade no meio, mas esta já é uma outra história que poderá ser abordada numa outra oportunidade.

“Para mim é uma grande conquista estar há 10 anos fazendo rádio e estar na condição que hoje me encontro. Obrigado a todos que me ajudaram a construir essa história”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário